Mundo
Argentinos lotam as ruas para celebrar conquista do tri na Copa do Mundo

Argentina – Milhares de argentinos lotaram as ruas de Buenos Aires no domingo (19/12), para comemorar a vitória nos pênaltis na final da Copa do Mundo sobre a França garantiu o título ao país pela primeira vez desde 1986.
Em uma partida disputada no Catar diante de cerca de 88 mil torcedores, a Argentina, comandada pelo craque Lionel Messi, levou para casa sua terceira Copa do Mundo ao vencer a França, atual campeã, por 4 a 2 nos pênaltis, depois de empatar em 3 a 3 após prorrogação.
“Foi difícil, mas conseguimos, graças a Messi”, disse Santiago, de 13 anos, a agência Reuters comemorando a vitória com sua família em frente à casa de Buenos Aires que pertenceu ao falecido ícone do futebol Diego Maradona, que liderou a seleção argentina em 1986.
Com bandeiras, bonés e as icônicas camisas azuis e brancas do país, os argentinos dominaram o centro de Buenos Aires e outros pontos tradicionais minutos após a vitória. Por todo o país, outras comemorações eclodiram.
A seleção argentina, que perdeu a final contra a Alemanha em 2014, não conquistava uma Copa do Mundo desde 1986. Mas a ascensão do time gerou um ávido apoio no país, que sofre com a alta inflação e uma crise econômica que empurrou cerca de 40% da população para a pobreza.
