Entretenimento
Engolir esperma engorda? Veja o que dizem especialistas

Brasil – Por um lado tem gente que não gosta da prática de engolir esperma, sente nojo ou tem medo de pegar uma enfermidade, por outro há quem curta, sinta prazer e até acredita que é bom para a saúde.
Mas beber o conteúdo vai me fazer engordar? Posso contrair uma enfermidade?
São questionamentos ainda recorrentes de muitas pessoas na hora do sexo.
Em entrevistas para o UOL Daniel Suslik Zylbersztejn, médico do Departamento de Sexualidade e Reprodução da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), explica que o esperma (ou sêmen), fluído produzido pelas glândulas vesícula seminal e próstata, por si só não oferece risco —mas também não existe comprovação científica de que traga algum benefício.
Sobre o esperma engordar ou não, o nutricionista Osvaldo Neto explicou em suas redes sociais que apesar de conter frutose (açúcar) a quantidade de aproximadamente 5ml não é o suficiente para nutrir uma pessoa.
“Uma ejaculada de um homem tem em média 5ml de sêmen, o que equivale a 20 calorias. Certo que tem frutose e carboidratos o que também o deixa ótimo para pele mas não vai te engordar”, disse ele em suas redes sociais.
Porém os especialistas alertam para os cuidados. Neste caso, se a outra pessoa tiver uma lesão ou mesmo uma microfissura na boca ou na orofaringe, ao engolir o esperma —ou apenas ficar com ele na boca—, fica suscetível a contrair enfermidades como HPV, sífilis, clamídia e gonorreia.
