Connect with us

Política

Vereadores assinam pedido de CPI da gestão David Almeida após escândalo da Semcom, em Manaus

Published

on

Manaus Em meio a uma turbulência política, o escândalo que envolve a gestão do prefeito David Almeida ganhou novos contornos com a apresentação de requerimentos para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na última terça-feira (19). O caso, que envolve suspeitas de dinheiro de ‘Caixa 2’ entregue em espécie a um portal na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), tem gerado intensa repercussão tanto local quanto nacional.

Três vereadores foram os responsáveis por dar início ao processo para a formação da CPI: William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos). O movimento recebeu apoio imediato de outros parlamentares, como Lissandro Breval (Avante), Thaysa Lipe (Progressista) e Diego Afonso (União Brasil), que se mostraram favoráveis à abertura de investigações sobre o caso. Contudo, para que a CPI seja oficialmente instaurada, são necessárias 14 assinaturas de vereadores.

As acusações surgiram após uma denúncia feita pelo Portal Metrópoles, que revelou supostos atos de improbidade administrativa e desvios de verbas públicas envolvendo pagamentos em espécie a prestadores de serviços da Semcom. Um vídeo veiculado pelo portal mostrava claramente transações em dinheiro ocorrendo nas dependências da Secretaria de Comunicação, o que gerou indignação e revolta entre os cidadãos e representantes políticos.

Advertisement

Advertisement

O vereador Rodrigo Guedes, um dos proponentes da CPI, expressou sua preocupação com a situação, ressaltando a necessidade de transparência e responsabilização dos envolvidos. “Nós todos pudemos ver um vídeo que mostrava pagamento em dinheiro em espécie na sede da Secretaria de Comunicação, e esse vídeo foi veiculado pelo Portal Metrópoles, que é um dos maiores do Brasil (…). Mais uma vez, Manaus é envergonhada com escândalos de âmbito nacional“, afirmou Guedes, que também solicitou à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas uma investigação rigorosa do caso.

Por outro lado, o vereador William Alemão adotou uma postura de aguardar os desdobramentos das investigações conduzidas pela Polícia Civil. “A Câmara Municipal está se posicionando, e acredito que até o final de semana já esteja protocolado o requerimento (da CPI)”, declarou o líder do Cidadania.

LEIA TAMBÉM: Israel Conte, titular da Semcom, é acusado de dar golpe em blogs e portais de Manaus

Enquanto a pressão por respostas e medidas efetivas aumenta, o secretário da Semcom, Israel Conte, deverá compareceu à Câmara Municipal nesta quarta-feira (20) para prestar esclarecimentos sobre o escândalo em questão. Paralelamente, tanto a Polícia Federal quanto a Polícia Civil estão conduzindo investigações para apurar as denúncias e identificar possíveis responsáveis pelos supostos atos ilícitos.

Advertisement

O desenrolar desse escândalo político promete manter a atenção da população e das autoridades, colocando em xeque a integridade da gestão municipal e a credibilidade das instituições públicas em Manaus.

Foto: Divulgação

Advertisement
Advertisement
Advertisement