Connect with us

Política

TCE-AM suspende concurso público em Autazes por suspeita de irregularidades em período eleitoral

Published

on

Autazes (AM) – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) emitiu, nesta quinta-feira (14), uma nova decisão suspendendo o concurso público da Prefeitura de Autazes, sob gestão de Andreson Cavalcante.

A medida veio após a identificação de supostas irregularidades nos editais, conforme denúncia movida pelo Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM).

LEIA MAIS: Joana Darc é notificada pelo TCE-AM para esclarecer emendas para o Amazonas FC

Advertisement

De acordo com documentos do TCE, a suspensão foi motivada pela ausência de uma resposta da prefeitura às notificações emitidas pela procuradora Elizângela Marinho, que exigia explicações sobre o concurso no prazo de cinco dias.

As investigações apontam falhas no edital e possíveis desvios de finalidade, incluindo indícios de que o concurso foi lançado durante o período eleitoral para favorecer o candidato apoiado por Cavalcante, Wanderlan Sampaio (União Brasil), que foi derrotado por Thomé Neto (PP).

A decisão da presidente do TCE-AM, Yara Lins, determinou a suspensão imediata do concurso, que oferecia 1.898 vagas e já tinha aplicado uma prova no dia 3 de novembro, com outras datas previstas para os dias 15 e 17 deste mês. O processo agora aguarda nova análise da Corte.

Advertisement

Entre as irregularidades levantadas, o MPC-AM também identificou indícios de direcionamento no processo de contratação da empresa organizadora, a CESPEC, além do possível uso político do concurso em prol da continuidade de ações da prefeitura ligadas à eleição de Sampaio.

Advertisement
Advertisement