Manaus – Os deputados estaduais do Amazonas decidiram prolongar seu período de descanso nesta semana, com as sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) só retornando na próxima terça-feira (26).
O recesso será de sete dias, e é resultado da combinação dos feriados da Proclamação da República (15) e o Dia da Consciência Negra (20), que foram “emendados” com sessões compensatórias.
LEIA MAIS: PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8 de Janeiro
As sessões que estavam previstas para os dias 19 (terça-feira) e 21 (quinta-feira) foram realizadas antecipadamente, no início do mês, nos dias 1º e 4 de novembro, com durações de 1h40 e 40 minutos, respectivamente. No dia 20/11, foi realizada uma sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
É importante destacar que as sessões plenárias da Aleam acontecem de terça a quinta-feira, sempre a partir das 9h. O recesso, portanto, não afeta os trabalhos da Casa de Leis a longo prazo, já que as atividades devem retomar normalmente na próxima terça-feira.
O recesso pode ser visto como uma forma de os parlamentares aproveitarem os feriados para compensar o tempo, mas também tem gerado discussões sobre a continuidade dos trabalhos legislativos e as prioridades da Assembleia.