Brasil
Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papuda
Ex-presidente deixa custódia da Polícia Federal e será levado ao presídio ainda nesta quinta-feira, após início do cumprimento da pena.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
A decisão prevê que a mudança ocorra ainda nesta quinta-feira (15), encerrando o período em que Bolsonaro permanecia sob custódia na Superintendência da Polícia Federal.
Bolsonaro estava detido na sede da PF desde o dia 22 de novembro, quando foi preso preventivamente após, segundo a decisão judicial, tentar violar a tornozeleira eletrônica que utilizava.
Três dias depois, o processo que tramitava no Supremo transitou em julgado, dando início ao cumprimento definitivo da pena.
O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.
Com o fim da fase preventiva e o início da execução da pena, Moraes determinou a transferência para uma unidade prisional do sistema penitenciário do Distrito Federal, seguindo os trâmites legais aplicáveis a condenados em regime fechado.
Aliados e opositores do ex-presidente voltaram a se manifestar após a divulgação da ordem de transferência.
Até o momento, a defesa de Jair Bolsonaro não se pronunciou oficialmente sobre a decisão. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal deve coordenar a logística da transferência e as condições de custódia do ex-presidente no presídio da Papuda.
