Connect with us

Cidades

Chuvas intensas alagam bairros e provocam deslizamentos em Manaus

Santa Etelvina registra maior volume de chuva do dia; Casa é tomada por lama em área de ladeira na zona Norte.

Published

on

As fortes chuvas que atingiram Manaus nesta sexta-feira (23) provocaram uma série de ocorrências em diferentes pontos da cidade e colocaram equipes da Prefeitura em estado de alerta. Até as 16h, foram contabilizadas 17 chamadas relacionadas aos efeitos do temporal, segundo a Defesa Civil Municipal.

O maior volume de chuva foi registrado no bairro Santa Etelvina, na zona Norte, onde o acumulado chegou a 60 milímetros. Em seguida, o bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, registrou 46 milímetros, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.

Entre as situações mais graves está o caso de uma residência localizada na Rua Durango, no conjunto Campo Dourado, bairro Nova Cidade. O imóvel, situado em uma área de ladeira, foi invadido por água e lama após a enxurrada formar uma espécie de “piscina” em frente à casa. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a lama atingindo quase a altura das janelas. No momento do ocorrido, apenas o filho da proprietária estava no local.

Além do alagamento, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) confirmou o registro de deslizamentos de terra nas zonas Norte e Sul, além de ocorrências envolvendo risco de desabamento de imóveis e problemas em bueiros, agravados pelo grande volume de água.

As equipes seguem em regime de monitoramento 24 horas, acompanhando áreas consideradas críticas. A Defesa Civil reforça que moradores devem ficar atentos a sinais de perigo, como rachaduras em paredes, inclinação de postes ou árvores e movimentação do solo.

Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Disque 199, canal direto da Defesa Civil de Manaus.

Advertisement