Brasil
‘De onde vêm os bebês?’: Professora é demitida de escola ao tirar dúvida de alunos

Brasil – Uma professora afirma ter sido demitida de uma escola particular de Cerejeiras, interior de Rondônia, após explicar aos alunos ‘de onde vêm os bebês’. O tema foi abordado em sala de aula depois de uma estudante do 5º ano pedir explicações.
“Eu estava dando aula normal, quando nos 10 minutos finais uma aluna perguntou: ‘Professora, de onde vêm os bebês? Como eles são gerados? Perguntei para a minha mãe e ela mandou eu perguntar para a senhora’, narrou Elaine Cosmo, 36 anos, que trabalhava na Escola.
A partir dali, a professora iniciou a explicação. “Falei que precisa de um homem e de uma mulher. Os dois, quando maiores de idade, responsáveis pelos seus atos, em um ato sexual vão conceber um bebê. Também expliquei que o homem produz o espermatozoide e que a mulher gera o bebê por ter o útero.
No dia seguinte, após o turno no trabalho, a professora foi chamada para uma reunião com a direção da escola, que afirmou ter sido procurada por um grupo de mães contrárias à abordagem em sala de aula e que exigiam providências. Segundo a instituição, o grupo representava todas as mães do 5º ano.
Elaine diz ter ouvido que ela havia se utilizado de ‘gestos obscenos’ e ‘linguagem inapropriada’ com a turma, o que a professora nega.
A conversa com a direção levou à sua demissão em 25 de outubro, um dia após a aula. A professora trabalhava há três meses na escola e lamenta pelo modo como a situação foi conduzida, sem diálogo.
“Me senti muito agredida. Senti que invadiram o meu espaço, o meu trabalho como pedagoga. Eu fui à escola para ser demitida, não para ser ouvida. Em nenhum momento foi proposta sequer uma reunião entre a escola, eu e as famílias.”
